![]() |
| Figura 1. Fonte: Própria |
![]() |
| Figura 2. Fonte: Própria |
Após finalizarmos o projeto, percebemos que este foi fundamental para o estudo da dinâmica dos corpos de uma maneira prática. Tendo em vista que com o embasamento teórico foi possível, de maneira muito eficaz, calcular as melhores medidas e angulações para obter o melhor resultado e evitar futuras ffalhas. E graças a essas informações o looping obteve o melhor resultado onde a bola se manteve no eixo em todo o trajeto, tendo sua parada de forma eficaz em cem por cento dos lançamentos.
Resultados
Os resultados das velocidades obtidos chegaram próximos ao resultados reais, com uma discrepância, devido ao atrito da esfera de aço com o trilho de alumínio. Tendo em vista que a velocidade teórica da bola calculada no ponto B (ponto máximo do looping) foi de 1,92515 m/s e a velocidade real da bola, medida por um sensor, foi de 1, 33 m/s, o atrito entre a esfera e o trilho diminui a velocidade da esfera em 0,59515 m/s.
Agradecimentos
Agradecemos, primeiramente, ao professor Frank Hebert pela oportunidade da realização do projeto, pelas orientações e todo o apoio dado durante o processo. Agradecemos também à universidade por ceder o espaço do laboratório Theoprax, além das ferramentas e equipamentos utilizados na construção do projeto. Por fim, mas não menos importante, agradecemos aos nossos colegas, que nos ajudaram durante o processo e aos funcionários da instituição, em especial ao senhores: Roque, Renato e Gilson.


Nenhum comentário:
Postar um comentário